quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O agitado dia-a-dia do professor daqui a dez anos

Com os progressos e avanços da tecnologia em todos os setores mundiais, fica evidente que a educação terá que evoluir para acompanhar a evolução dos alunos, não poderemos continuar na era giz e quadro negro por muito tempo.
Tanto os alunos quanto os professores precisam dessa mudança, pois já tem presentes em suas vidas várias novas tecnologias, celulares, computadores, internet, etc, exceto no ambiente escolar, que dá passos muito vagarosos frente a inovação de seus métodos.
O professor deve buscar sua atualização, fazer cursos conhecer a realidade virtual e saber trabalhar com ela, pois dependerá dele a utilização desses recursos quando os mesmos chegarem às escolas e estiverem á disposição de nossos alunos.
Acredito que, mesmo com a precariedade de recursos financeiros em que sobrevive a escola pública, ela entrará no ritmo da modernização e da informatização, se adequando a toda uma sociedade que atualmente não existe sem tecnologia, por mais que essa transformação seja tardia.
Estarão os professores preparados para utilizar essas metodologias em suas aulas quando estiverem disponíveis?
Provavelmente não, mas dependerá somente de seu interesse e esforço na busca deste novo conhecimento, e certamente, muitos já estão buscando esse caminho de saber e atualização.
No entanto, segundo José Manuel Moran:
“ ... muitos professores, também daqui a dez anos, continuam repetindo seus cursos, sua metodologia, não se atualizam. Repetem. Copiam aulas da internet e as repassam para os alunos. Reproduzem as mesmas atividades, os mesmos assuntos, a mesma forma de avaliar. Dão aula do mesmo jeito, utilizando o mínimo de tecnologias.”

http://www.eca.usp.br/prof/moran/agitado.htm

Nenhum comentário: